Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Atividade Parlamentar

Audiência Pública discute os desafios e avanços do futebol amador na Bahia

postado em 12/08/2015 11:08

A Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia realizou nesta quarta-feira (12), a audiência pública, “Copas do Interior: desafios para fortalecer o futebol amador e transformar vidas”, proposta pela deputada Neusa Cadore (PT). O encontro contou com a presença de representantes da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – Sudesb e dos componentes dos times da Copa Jacuípe, campeonato que movimenta 15 cidades e 16 times do Território da Bacia do Jacuípe. “Fazer com que essas competições aconteçam é um desafio muito grande. A audiência mostrou que com pouco recurso a gente faz muito e que com um pouco mais de investimento a gente pode fazer muito mais”, destacou a parlamentar.

20150812_105935

O deputado Bobô enfatizou a importância do esporte na vida dos jovens e familiares. “Muito mais que gerar mobilização social, as copas trazem ganhos em diversos aspectos, principalmente em relação ao afastamento das drogas, tanto para os jovens, quanto para suas famílias”, definiu. O secretário de Desportos da Sudesb, Silval Vieira fez um levantamento das copas de futebol amador na Bahia. De acordo com ele, em 2015 foram realizadas 60 campeonatos, com 989 equipes que participaram de 3.244 jogos. “Gostaríamos que outras modalidades de esporte tivessem essa militância que existe no futebol. A Sudesb tem feito muito mais do que apenas a realização das copas, o órgão tem promovido capacitação e consequentemente, uma mudança positiva no esporte amador”, esclareceu.

Na reunião, o colegiado aprovou a realização de encontros para aproximar os atletas das empresas patrocinadoras de esporte. A ideia é convidar os presidentes regionais do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios para que eles apresentem para a Comissão e os esportistas os planos de apoio ao esporte através das leis de incentivo fiscal.

Os deputados também discutiram a realização de uma visita assistida as obras do parque aquático da Bahia. Com a proximidade das olimpíadas, os parlamentares estão preocupados que os atletas do estado, especialmente os nadadores que já apresentam bons resultados nas competições internacionais, tenham um local adequado para treinamento. Outras questões que estão na pauta do colegiado e que aguardam confirmação de agenda, são: uma visita ao ministro do esporte George Hilton e encontros com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Fecomércio para conhecer os projetos de apoio ao esporte dessas instituições.