Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Atividade Parlamentar

Cel. Anselmo Moreira Bispo recebe Comenda Dois de Julho na Alba

postado em 20/06/2016 01:06

Proposta pelo deputado Bobô (PCdoB), a Comenda 2 de Julho foi entregue ao coronel da PM José Anselmo Moreira Bispo, na manhã desta segunda-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença de autoridades civis e militares, dos familiares e amigos no homenageado.

A sessão teve início ao som do hino nacional executado pelo coral da Polícia Militar da Bahia e em seguida, o deputado Bobô em discurso, enalteceu as qualidades que o fizeram propor a homenagem e reiterou que a honraria é mais do que merecida, pelos serviços prestados pelo cel. Anselmo à Polícia Militar da Bahia.

Visivelmente emocionado, cel. Anselmo contou sua trajetória profissional, agradeceu aos colegas que passaram pelo seu caminho, à Polícia Militar da Bahia, corporação a qual dedicou sua vida e seus familiares que sempre o acompanharam. “Minha família aqui presente, comunga desse orgulho que estou sentindo e tenho a certeza de que tudo que fiz valeu a pena ter feito”, finalizou.

A sessão foi encerrado com o coral da PM-BA executando o Hino à Bahia.

DSC_0396

Sobre o homenageado

Nascido em 31 de agosto de 1963, em Juazeiro, na maternidade São José, filho de Adelaide Moreira Bispo, também juazeirense, e de José Pereira Bispo (in memorian). Com 40 dias de nascido foi morar na cidade de Itagibá, no sul da Bahia, onde seu pai foi exercer a função de Delegado de Polícia, permanecendo por lá até os 06 anos.

De volta à Juazeiro estudou no Colégio Dr. Edson Ribeiro, da 1ª à 6ª série. Em 1977 novamente teve que sair de Juazeiro, indo morar na cidade de Pindobaçú-Ba, em virtude do seu pai ter sido nomeado Delegado de Polícia, por lá permaneceu por 06 anos, cursando o restante do 2º grau em colégios de Sr. do Bonfim e Campo Formoso, onde fez o curso de magistério, retornando a Juazeiro em 1983. Neste mesmo ano fez o vestibular para Administração de Empresas, na FACAPE e para Oficial da Policia Militar da Bahia, sendo aprovado em ambos, mas optando por cursar o Curso de Formação de Oficiais, na Academia da Policia Militar do Bonfim, em Salvador, iniciando o curso em 12/03/1984 e sendo declarado Aspirante à Oficial em 08/08/1986. Após a conclusão do curso, foi designado para trabalhar no 7º Batalhão da PMBA, em Salvador, sendo transferido em fevereiro de 1987 para o 6º BPM, ainda em Salvador, período em que foi promovido ao posto de 2º Tenente PM, em 17/02/1987.

Em março de 1988 ocorreu sua transferência para o 3º BPM, ano em que casou-se com Mônica Lopez do Prado Bispo, tendo como fruto dessa união dois filhos: Larissa Lopez do Prado Bispo, hoje advogada, e Matheus Lopez do Prado Bispo, cursando Direito em Salvador-Ba. Em 17/02/1989 foi promovido ao posto de 1º Tenente PM, ainda em Juazeiro-Ba. Profissionalmente exerceu diversas funções, comandou o Pelotão PM de Curaçá-Ba (1988), foi subcomandante da 3ª Companhia do 3º BPM em Sr do Bonfim (89-90), exerceu a função de Delegado de Policia no Núcleo Residencial Pilar (Caraíba Metais) no período de 1991 a 1995, entre 1997 e 2002 exerceu a função de Comandante da 3ª CIA PM do3º BPM em Sobradinho Bahia, onde foi promovido ao posto de Capitão PM (17/12/1997), sendo em 2002, nomeado Comandante da 54ª Companhia Independente da PM localizado em Campo Formoso-Ba, onde permaneceu até 2005, quando retornou a Juazeiro, nomeado Subcomandante do 3º BPM.

Em 2006 foi nomeado Comandante da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga – CPAC exercendo com muita responsabilidade e dedicação. Neste período a Companhia recebeu diversos elogios pela imprensa baiana devido a sua atuação em diversas ações na capital baiana. Permaneceu nessa função até 2010, período em que foi promovido ao posto de Major PM (23/12/2006), posteriormente nomeado Comandante da 76ª Companhia Independente, em Juazeiro. Em 2011 foi nomeado Comandante do 6º BPM em Senhor do Bonfim e promovido ao posto de Tenente Coronel (14/11/2011), função que exerce até a presente data.

Suas características profissionais e pessoais em muito contribuíram e contribuem para o engrandecimento, não apenas da cidade de Senhor do Bonfim, mas de toda região Piemonte Norte do Itapicuru, tendo implantado ao longo desses anos projetos sociais como o PROATIVO, que visa oferecer boas práticas físicas à comunidade, tendo mais de 1500 inscritos.

Outro projeto de relevante repercussão social na região é a Filarmônica do 6º BPM, com inclusão de adolescentes e adultos, sendo realizada em parceria com a SUDESB no Ginásio de Esportes Paulo Braga, na cidade de Sr. do Bonfim.

Destaca-se também a implantação do canil; reforma total do prédio da Unidade; implantação do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), sendo responsável pelo atendimento de mais de 30 municípios; Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), para pais e responsáveis, numa ação inédita na região; além de ter reduzido de forma considerável os índices de criminalidade em toda região.