Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Atividade Parlamentar

Homenagem aos 101 anos do Lacen

postado em 24/11/2016 03:11

Uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia prestou homenagem aos 101 anos do Lacen – Laboratório Central da Bahia.

A sessão foi proposta pela deputada Fabíola Mansur (PSB) membro da Comissão de Saúde. “Uma instituição centenária que atende aos anseios da população. É a primeira vez que um laboratório central de saúde pública é homenageado pelo legislativo. Eu me sinto muito honrada em ter a iniciativa de ter propôr essa homenagem” disse a deputada.

A sessão contou com a presença de servidores do Lacen, diretores do laboratório, além de representantes da secretaria de saúde do estado.

DSC_0182

O Lacen é uma instituição que faz um trabalho transversal aos demais sistemas de vigilância em saúde, promovendo conhecimento e investigação diagnóstica de agravos e riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador.

DSC_0191

O laboratório também realiza ações na área de educação, com a capacitação de profissionais e estudantes e assistência com atendimento a pacientes que procuram diretamente a sede, e produção de meios de cultura, soluções, reagentes e kits para os agravos de Meningite, Coqueluche, Difteria, Vírus Respiratórios e Tuberculose para hospitais públicos e privados. No total são 13 laboratórios, dois sob gestão estadual, com sedes em Salvador e Jequié, e os demais sob gestão municipal, localizados nas cidades de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Serrinha, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Salvador.

Só no primeiro trimestre de 2016, o Lacen realizou mais de 215 mil exames, além de mais de 34 mil análises de água em todo o estado.