Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Atividade Parlamentar

Rede estadual de assistência ao paciente com AVC é assunto em audiência pública

postado em 26/05/2015 01:05

 

ari

Foto: ASCOM Dep. José de Arimatéia

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma audiência pública na manhã dessa terça-feira (26) no Plenarinho da ALBA, para discutir a implantação, na Bahia, de uma rede estadual de assistência especializada ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que assegura tratamento adequado e prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa foi presidida pelo vice-presidente do colegiado, deputado José de Arimatéia (PRB) e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, de entidades de classe, secretários de saúde municipais de todo o estado, profissionais de diversas especialidades médicas e sociedade civil.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de morte no Brasil e de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é o segundo motivo de óbito em todo o mundo. Este ano, serão mais de 100 mil vítimas fatais no país, já na Bahia, mais de 6 mil pessoas contribuirão com essa estatística. O deputado José de Arimatéia alertou que quem sobrevive ao AVC, normalmente fica com graves sequelas, necessitando de diversos cuidados especiais para a sua reabilitação, fato que requer estrutura adequada e recursos financeiros, normalmente difícil de ser pago pela maioria dos brasileiros.

Durante a audiência foram discutidos temas como o programa nacional de AVC do Ministério da Saúde, a importância do SAMU no atendimento e direcionamento de pacientes com com problema, implantação da linha de cuidado do AVC na Rede de Atenção à Saúde do estado e a construção do Sistema de Atenção ao Paciente com AVC na Bahia.