Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Atividade Parlamentar

Sessão Especial homenageia o Movimento Quixabeira

postado em 11/09/2015 12:09

A Assembleia Legislativa da Bahia realizou na manhã desta sexta-feira (11), uma sessão especial em homenagem ao fortalecimento do movimento da Quixabeira, atividade cultural dos agricultores da região do sertão da Bahia.

IMG_5555

Os deputados Marcelino Galo e Gika Lopes, proponentes da sessão, se comprometeram a lutar pela valorização e resgate da cultura. “Esta é uma mistura de ritmos, sofrimentos, dor. Tudo isso narrado nas mais belas canções do povo nordestino”, complementa o parlamentar Marcelino.

Para o presidente do Movimento Quixabeira,José Leôncio das Chagas, mais conhecido como “Seu Zé”, o momento é também de reivindicação e luta por reconhecimento. “Esta é a oportunidade de clamar por nossa independência. Queremos uma cadeira na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e mais representatividade no Ministério da Cultura”, desabafou.

Além dos parlamentares e militantes do grupo, autoridades estaduais também compareceram para reforçar a importância da pluralidade de culturas na Bahia e reconhecer o movimento Quixabeira como elemento de relevância nacional.

O representante do IPAC, Roberto Pelegrino, entendeu o significado da manifestação e se dispôs a enquadrar o Movimento como patrimônio imaterial da Bahia. “Nossa obrigação é reconhecer a atividade e enquadrar cada elemento da Quixabeira na categoria apropriada”, explicou.