Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

27ª edição do ‘Legislativo nas Escolas chega a primeira unidade do Colégio da Política Militar

postado em 14/06/2016 05:06

 

Ao som do Hino Nacional, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo foi recebido de forma calorosa pelos alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar da Av. Dendezeiros, na manhã desta terça-feira (14), para mais uma palestra do programa ‘Legislativo nas Escolas’.

_DSC0054

Nilo contou sua trajetória política e falou aos jovens da primeira unidade do CPM sobre o funcionamento do poder legislativo e a importância da política para a sociedade. O chefe do legislativo baiano ressaltou ainda, a importância da educação na vida do cidadão e o trabalho realizado no CPM. “Eu estou muito feliz em palestrar aqui porque sempre admirei a disciplina que é aplicada nos Colégios da Polícia Militar. Acredito que educação é uma das principais bandeiras de uma sociedade e o ensino praticado aqui é de excelente qualidade”, frisou.

_DSC0230

Ao final da palestra, Marcelo Nilo foi questionado pelo aluno Henrique sobre que tipo de atitudes estão sendo tomadas na Bahia, para reduzir gastos e superar a situação de crise política, econômica, moral e ética pela qual passa o Brasil. Nilo respondeu explicando que se a crise política for resolvida, o restante também será. “Na Bahia são 63 deputados estaduais, 39 federais, três senadores e um governador e cada um é responsável pelos seus atos”, alegou. O presidente disse ainda, que “a situação ética e moral no Brasil está num momento que merece uma limpeza. Tudo que vem acontecendo, sempre ocorreu infelizmente, mas agora a justiça está tendo respaldo popular para fazer as denúncias e punir os culpados, reiterou.

_DSC0225

 

Já a Major Maira Lima perguntou a Nilo como funcionam as eleições de presidente da Assembleia e o porquê dele ter sido eleito cinco vezes. Ele respondeu que foi eleito cinco vezes presidente do legislativo baiano, por escolha dos parlamentares. “a escolha consecutiva se deve ao fato de eu ter aprendido ao longo da minha vida pública, a respeitar o contraditório, o que me garantiu em todos esses pleitos, o apoio também da oposição da Casa”, esclareceu.

_DSC0162

No encerramento do evento, a aluna Beatriz Oliveira fez um agradecimento especial em nome dos alunos. “Percebemos no 3º ano, que muitas regras são essenciais para todos nós. Nossos professores, educadores nos trazem valores muito importantes, pois ao sair daqui, ao ouvir a todo o tempo que somos o futuro, muitos de nós já provaram o quanto esses valores são importantes”. Beatriz disse ainda, “eu gostei muito da palestra, espero que esse programa prossiga e leve essa sensação de satisfação a todos os alunos que o recebam. Nossas portas estão abertas para mais ocasiões como essa. Nós agradecemos muito ao senhor presidente, pois esse dia agora faz parte da minha história, dos meus colegas e no mundo afora, esse aprendizado fará muita diferença”, concluiu.

_DSC0235

Depois da palestra, como de costume, foi realizada uma atividade interdisciplinar, pela qual são premiados os alunos que desenvolverem as melhores redações sobre os temas discutidos. Os escolhidos recebem kits da coleção de livros Gente da Bahia, da Alba Edições, que traz perfis de personalidades da história baiana.

O CPM pertence ao núcleo que compõe a Vila Policial Militar do Bonfim, criada através do Decreto de nº16765 do Diário Oficial de 09 de abril de 1957.
Atendendo à comunidade com unidades na capital e no interior, o colégio funciona em sistema de externato, em dois turnos distintos e o ensino é gratuito. Até 1993 os alunos eram apenas do sexo masculino, mas em 1994 as meninas passaram a integrar o corpo discente, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental. Atualmente, o CPM tem cursos desde a alfabetização até o 3º ano do ensino médio com pré-vestibular, espalhados por todo o Estado e sempre aparecendo em destaque pelas excelentes notas alcançadas no Enem.