Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Alba comemora dia dos animais

postado em 02/10/2015 12:10

sessao marcel

A Assembleia Legislativa da Bahia, realizou uma sessão especial na manhã dessa sexta-feira (02) em homenagem ao dia mundial dos animais, comemorado oficialmente em 04 de outubro, próximo domingo.

Representantes de Organizações Não-Governamentais (ONG’s) e autoridades estaduais estiveram presentes no Plenário da Casa e se manifestaram a favor de legislações mais rígidas e que efetivamente, garantam a proteção dos animais.

O Secretário Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Eugênio Spengler apresentou as ações desenvolvidas por sua gestão e garantiu que segue realizando planos para proteger a flora no estado da Bahia. “O nosso desafio é desenvolver políticas públicas que dê garantia a existência dos seres. Assinamos um termo para construção de mais dois centros de triagens de animais de silvestres (CETAS) e já estamos avançando no manual de soltura de animais ao seu habitat natural”, afirmou.

A situação estrutural do zoológico de Salvador e as leis estaduais também foram questionadas. Os protetores voluntários se recusam a aceitar a forma como os bichos são mantidos na área. A legislação estadual não atinge de forma satisfatória as nossas necessidades. Este momento é propício para fazer um apelo. Precisamos de mudanças rápidas e desburocratizar o sistema”, desabafou.

O deputado estadual Marcell Moraes, que deu início a este trabalho no período do mandato como vereador, entende que o desafio é árduo e a maior parte da população ainda não reconhece a importância. “Eu tenho a missão de proteger esses animais e recebo muitas críticas. Muita gente acha que sou louco, mas esta é uma causa de saúde pública, afirma”. O parlamentar continua e faz um alerta aos chefes do Poder Executivo. “O prefeito e o Governador precisam acordar! A responsabilidade não pode ser transmitida totalmente ao terceiro setor.”, conclui.