Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Assembleia homenageia o Dia dos Animais com sessão especial e feira de adoção

postado em 30/04/2015 12:04

 

_DSC0047

A sessão especial que celebrou o Dia dos Animais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na manhã desta quinta-feira (30), foi aberta pelo presidente Marcelo Nilo, que parabenizou a iniciativa do proponente da sessão, deputado pastor José de Arimatéia (PRB). “Gostaria de parabenizar a dedicação do Pastor que tem trabalhado muito na defesa dos animais. Essa casa que é a casa do povo, a casa das leis, se sente honrada em receber os representantes dessa causa e abrir o parlamente para o debate”, declarou.

 

_DSC0032

O principal objetivo da sessão, que tem como tema, a importância da adoção, é debater as políticas públicas de tratamento aos animais, além de expor a real situação dos animais de rua do Estado. Os animais são seres vivos e eu me sinto sensibilizado enquanto cidadão e parlamentar por ver a situação de muitos. Não posso ser indiferente a isso. Este é também um problema de saúde pública, por isso gostaria de contar com o maior empenho do governador Rui Costa”, pontuou o deputado José de Arimatéia.

Durante a sessão também se discute o Projeto de Lei 2833/11, do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos, aprovado na Câmara Federal na última quarta-feira (29). A matéria foi aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que altera as penalidades dos crimes dispostos no projeto, tais como matar cão ou gato, promover luta entre cães ou expor a perigo de vida esses animais. O projeto deverá ser votado ainda pelo Senado.

Na plateia, estão presentes ativistas do campo em defesa dos animais, representantes de organizações não governamentais (Ongs) ligadas ao segmento e médicos veterinários, de Salvador e Feira de Santana.

Além da solenidade, está sendo realizada de forma inédita na AL-BA, em parceria com a Ong Célula Mãe, uma feira de adoção de animais,

_DSC0126

montada no estacionamento da Casa Legislativa com 12 cães e gatos, de até dois anos.

_DSC0142

Na primeira hora de funcionamento da feira, que acontece até às 13h, já foram adotados dois animais.

_DSC0195

De acordo com os cinco voluntários responsáveis pela iniciativa, os animais que não forem adotados voltarão para o abrigo que pertence à instituição, já para os adotados, o período de adaptação é de 15 dias.