Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

postado em 08/04/2013 07:04

O Projeto Assembleia Itinerante, inicia o ano de 2013 com a sua quinta edição, realizada nesta quinta-feira (04), no município de Juazeiro, maior cidade do sertão baiano, contou com a participação de mais de 850 pessoas, nas dependências do Centro de Cultura João Gilberto.

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Com a presença de 33 deputados, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo abriu a sessão às 14h45 e cedeu a palavra aos demais parlamentares para dar inicio à sessão ordinária.

Nilo também falou sobre a importância do projeto para a população baiana e para os deputados. “A Assembleia Itinerante é uma ação pioneira no propósito de levar o trabalho legislativo ao cidadão e essa iniciativa tem se mostrado acertada, a cada edição”, afirmou.

A população se manifestou durante toda a sessão, participando ativamente do evento, que busca levar desde sua primeira edição, os trabalhos da Alba, ao interior do estado. Todas as pessoas que compareceram ao evento puderam deixar suas sugestões nas urnas espalhadas pela área externa do local.

Entre as principais solicitações da população estão, a criação de um anel viário e soluções para a difícil situação causada pela seca na região, que segundo a população, é a pior de todos os tempos e já causou diversos prejuízos para o povo do sertão.

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Seguindo o critério estabelecido pelo presidente da Casa, no início desta Legislatura, de dar prioridade à votação dos projetos dos parlamentares, foram votados dois, propostos pelos deputados Bira Coroa e Roberto Carlos respectivamente, o primeiro institui o cadastro de pessoas desaparecidas no estado da Bahia e o segundo determina aos clubes profissionais e amadores de futebol do estado, que assegurem matricula em instituição de ensino aos jogadores menores de 18 anos, a eles vinculados.

Ao final, o presidente Marcelo Nilo em seu discurso destacou o papel dos parlamentares e assegurou que o Projeto Assembleia Itinerante, vai continuar levando o trabalho do Legislativo ao interior da Bahia. “O parlamentar existe para servir ao povo, por isso vamos continuar consultando a população baiana, para formalizar as principais necessidades dos municípios da nossa Bahia”, declarou.

PROJETO ASSEMBLEIA ITINERANTE

O projeto Assembleia Itinerante foi criado para levar o trabalho do Legislativo baiano para perto da população, ouvir seus interesses, solicitações e tornar mais fácil a realização de projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Segundo o presidente Marcelo Nilo, “o objetivo não é partidário, para promover os deputados, mas sim político, para divulgar o trabalho legislativo e dar mais participação à população”, pontuou. Ainda de acordo com Nilo, “o político precisa ouvir a sociedade” e essas sessões serão realizadas em todas as regiões do estado, justamente para ouvir as reivindicações das pessoas, as principais necessidades de cada município da Bahia.

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Assembleia Itinerante começa 2013 em Juazeiro

Dessa maneira, a escolha das cidades para realização da Assembleia Itinerante levou em consideração a importância econômica e regional. A primeira foi Feira de Santana, por ser um importante entroncamento rodoviário e a mais populosa da Bahia depois da capital.

No dia 16 de junho, 46 deputados estaduais participaram da sessão ordinária que aprovou a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, ultrapassando o quorum para deliberação, que exige 32 presenças. Mais de 450 pessoas acompanharam a sessão. Para os deputados, foi um evento histórico, pois é a primeira vez que o parlamento estadual se deslocou da sede em Salvador para ir deliberar e recolher sugestões diretamente da população interiorana.

A iniciativa se repetiu no dia 15 de setembro em Vitória da Conquista, município da região sudoeste e importante pólo na área de serviços – educacional e médico – bem como centro comercial de grande porte. Nesta cidade, foram levantadas discussões sobre necessidades regionais o que levou a formulação do projeto de lei para a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, que reunirá 39 municípios. Se o projeto for aprovado será criado ainda o “Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana de Vitória da Conquista”. O governo do Estado está fazendo os estudos para viabilidade do projeto.

A criação de uma região metropolitana significa a oferta de melhores tarifas telefônicas para os moradores da região, mais recursos para transporte público, saneamento e até um limite maior para financiamentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.

No começo de 2012, A Assembleia Itinerante esteve em Itabuna, município do baixo sul baiano. No dia 22 de março, o auditório do Centro de Cultura Adonias Filho ficou lotado com mais de mil pessoas presentes. Um recorde na história da Assembleia Itinerante! Lá, teve início o debate da Lei do Passe Livre para pessoas com deficiência. Trazido para Salvador, o projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 10 de maio e sancionado pelo governador Jaques Wganer no dia 26 do mesmo mês.

Sendo assim, de acordo com a Lei 19.585, deverão ser disponibilizadas, em cada ônibus intermunicipal, duas vagas para pessoas com deficiência, que a lei define como aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Os beneficiários serão cadastrados com base em alguns critérios, dentre os quais a renda familiar per capita de um salário mínimo e laudo médico expedido por profissionais do Sistema Único de Saúde. Segundo estimativa do IBGE, 2,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência no estado, o que representa 20% da população baiana.

Homenagens:

Após a sessão ordinária, teve início a sessão especial para a entrega da Comenda Dois de Julho, uma homenagem às personalidades que se destacaram de alguma forma, por serviços prestados em Juazeiro. O deputado Roberto Carlos entregou a comenda ao sr. João Bastos Colaço Dias (presidente da Agrovale); o dep. Paulo Rangel homenageou Cícero Felix dos Santos (técnico do IRPAA); o sr. Alberto Armando Gaspar, gerente da Sedur, recebeu a comenda do dep. Yulo Oiticica; já o ex-deputado federal, Jorge Khoury recebeu a homenagem do deputado Adolfo Viana; o presidente Marcelo Nilo prestou sua homenagem ao ex-deputado Pedro Alcântara; por fim o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcanti de Carvalho, foi agraciado com a comenda pela Mesa Diretora da Alba.

Divulgação:

Desde o início do dia, o presidente Marcelo Nilo percorreu algumas das principais rádios de Juazeiro, divulgando o evento e convocando a população da cidade para participar da sessão da Assembleia Itinerante, conhecer o trabalho dos deputados estaduais e sugerir soluções para as principais reivindicações da sociedade Juazeirense.