Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Dia da Amazônia

postado em 05/09/2015 08:09

A maior reserva natural do planeta e uma das maiores riquezas naturais da humanidade, a Amazônia, tem seu dia celebrado em 5 de setembro. A data surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse tesouro natural e foi escolhida para homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

O principal objetivo desse dia é alertar a população a respeito da destruição da floresta amazônica e estimular a criação de soluções para termos desenvolvimento sem acabar com essa importante fonte de biodiversidade. A estimativa é que existam hoje na Amazônia, cerca de 40 mil espécies de plantas diferentes, mais de 400 mamíferos e cerca de 1.300 aves.

unnamed (12)

Esse bioma, que possui cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de floresta e abrange nove países, apresenta apenas 26% da sua área em território brasileiro protegida, fato que ameaça o futuro da floresta. Como é de conhecimento de todos, a Amazônia sofre constantemente com o desmatamento, principalmente em decorrência do avanço das plantações de soja e da pecuária. Além da permanente extração ilegal de madeira, a criação de grandes hidrelétricas e a mineração, problemas responsáveis pela destruição de grandes áreas da mata.

Outro ponto importante é que a destruição da floresta e a queima de biomassa estão relacionadas com a liberação de uma grande quantidade de dióxido de carbono. Sendo assim, o desmatamento da Amazônia pode influenciar nas mudanças climáticas mundiais.

Os rios amazônicos constituem a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 3 mil espécies de peixes. A floresta ainda abriga várias comunidades tradicionais que dependem diretamente da mata para o seu sustento. Além disso, pesquisas indicam que a vegetação da Amazônia pode ajudar na diminuição do dióxido de carbono da atmosfera, uma vez que age absorvendo carbono.

Diante de toda essa riqueza e o risco da destruição da Amazônia, diversas organizações criaram projetos com o objetivo de proteger e conscientizar a população. Duas das instituições que merecem destaque pelo seu trabalho na região são a WWF-Brasil e o Greenpeace.