Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Escola do Legislativo comemora sete anos de criação com balanço positivo e novas atividades

postado em 21/05/2015 10:05

Capacitar servidores, realizar ações educativas, aperfeiçoar o desenvolvimento da atividade parlamentar e desenvolver a cidadania, são algumas das principais atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo – EL, criada há sete anos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) através daLei 11.048/2008, durante a primeira gestão de presidente deputado Marcelo Nilo. Vinculada à superintendência de Recursos Humanos da Assembleia, a Escola é responsável pela lotação dos estagiários e servidores, pela realização de cursos e palestras de capacitação e aperfeiçoamento, além de diversas atividades para os funcionários e dependentes e ações educativas de responsabilidade social e ambiental.

1

            A partir de 2014, sob a direção da advogada Juliana Leal e uma equipe formada por 25 pessoas, a EL ganhou novas instalações e uma reformulação no cronograma de atividades multidisciplinares. Para Juliana, as ações ‘ecléticas’ da Escola tem como objetivo maior, fomentar o profissionalismo e a cidadania entre os servidores da Alba. “No início, nós começamos as mudanças pela estrutura física, depois fizemos a renovação do contrato com o agente de integração dos estagiários, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), então isso nos possibilitou mudanças importantes, como a inclusão do fardamento para os de nível médio, depois a informatização de todo o sistema, para um controle tanto da frequência, quanto das avaliações feitas pelos chefes de cada setor”, explicou.

2

            Hoje a Assembleia conta com um total de 160 estagiários de nível médio e superior no programa de ‘Estágio Supervisionado’ e todos passam por uma triagem feita em parceria com o Serviço Social, que traça um perfil de cada um dos jovens, para que sejam lotados de forma correta. “Eles participam de palestras de ética no trabalho, comportamento e outros temas, para que possam usar esse aprendizado para o futuro profissional”, esclareceu Juliana.

            “É o meu primeiro estágio e eu tenho aprendido muito. No curso de informática, aprendi a  trabalhar com ferramentas que já estou colocando em prática nas funções que exerço, como o agendamento de processos e outras atividades”, disse o estudante Gabriel Teixeira, de 18 anos, estagiário de nível médio da Assistência Militar da Alba. Ele pretende cursar Direito e garante que a experiência na Assembleia será fundamental para a sua formação profissional. “Sei que muito do que aprendo aqui vai ser importante no meu futuro, inclusive porque quero fazer concurso público”, acrescentou.

1614339_354511571401646_690452597712398504_o

            Entre as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo, estão o ‘Programa Hora do Cinema’, que exibe filmes todos os dias na horário do almoço; ‘Programa Albashow’, que uma vez por mês apresenta espetáculos musicais, teatrais e performances artísticas também no horário do almoço, no saguão principal;  ‘Exposição de Obras de Arte’, que desenvolve a percepção cultural dos servidores, através de exposições individuais e coletivas de artistas baianos convidados e o ‘Coral do Legislativo’, que faz apresentações periódicas em diversos eventos da Assembleia. Fazendo um balanço de 2014, foram 42 exibições de filmes, oito apresentações do Albashow, 29 exposições, entre elas, oito coletivas, além de seis apresentações e 32 ensaios do Coral.

4

            Em relação à atividade física, o ‘Programa Pilates’, desenvolvido em parceria com a Associação dos Servidores da Assembleia  (Assalba), oferece três turmas; o ‘Programa Capoeira’ está com as inscrições abertas e a ‘Ginástica Laboral’ já está sendo praticada em alguns setores. Seguindo a linha da responsabilidade ambiental, a Escola do Legislativo criou o ‘Programa Reciclalba’, pelo qual é feita a coleta seletiva de jornais, papelão e garrafas plásticas, que depois são convertidos em recursos financeiros utilizados nas ações da EL. Em 2010, o Reciclalba foi consagrado com o troféu do ‘Programa de Boas Práticas de Gestão no Serviço Público’, da Secretaria de Administração do Estado – Saeb. No ano passado, foram coletadas 15 toneladas de material reciclável e arrecadados cerca de  R$2.500.

11202947_399331080253028_6485662286956182751_o

            Outra ação de destaque é o programa ‘A Escola e o Legislativo’, que traz alunos de escolas e universidades públicas e particulares, duas vezes por semana para visitar as dependências da Alba e aprender tudo sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Nos últimos três anos foram realizadas cerca de 10 mil visitas.

11303502_1010053135701339_1087838245_n

            A EL também está inserida no contexto social, “fazemos campanhas de doações junto aos servidores, para diversas instituições e esse tipo de iniciativa acabou estimulando os funcionários, que estão cada vez mais nos procurando, fazendo sugestões e querendo participar”, ressaltou Juliana Leal.

7

            Já a ‘Semana do Servidor’ é um dos principais eventos promovidos pela Escola do Legislativo em parceria com outros setores da Alba. Idealizada para celebrar o Dia do Servidor comemorado no dia 28 de outubro, a iniciativa compreende uma semana de atividades educativas, culturais, esportivas e de bem-estar para a integração dos funcionários da Casa.

6

            Entre os cursos permanentes de capacitação e aperfeiçoamento, estão os de processos legislativos, ética no trabalho, oratória, atualização em língua portuguesa,  sistema de gabinete parlamentar, taquigrafia, informática, entre outros. Além dos eventos  com participação de convidados, entre promovidos em 2014 estão, um workshop sobre Direito Eleitoral, o Seminário Estadual de Redes Sociais e o primeiro encontro do Parlamento Jovem. No total foram quase 1.500 cursos e palestras realizados no ano passado. Em 2015, a agenda de eventos continua crescendo, entre os já realizados,  uma palestra sobre Marketing Político, realizada nesta quarta-feira (20), foi um dos mais concorridos.

8

            “Eu fico muito feliz e orgulhoso de ter criado a Escola do Legislativo, que foi muito bem administrada pela dra. Gilda e hoje é dirigida por dra. Juliana, que faz um excelente trabalho. A Escola hoje é uma referência no que se refere a capacitação, treinamento e organização, além de todas as atividades interdisciplinares que proporciona aos servidores da Casa, declarou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo.

9

            Para o futuro, a diretora da EL planeja ampliar essas ações e trazer novidades. “Daqui pra frente, queremos inovar cada vez mais, a ideia é ter cursos de inglês e espanhol, ampliar as atividades lúdicas e físicas, como o pilates, a capoeira, as sessões de terapia com florais de bach e muito mais”, afirmou. De acordo com Juliana, a perspectiva é de crescimento. “O mais importante é que todos ganham com essas iniciativas, seja adquirindo conhecimento, realização profissional ou até mesmo exercendo a cidadania”, acrescentou.