Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Professora Guiomar Germani recebe título de cidadã baiana

postado em 21/10/2016 11:10

Durante sessão especial realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta sexta-feira (21), a professora Guiomar Inez Germani, líder do grupo de pesquisa Geografar e militante política, recebeu o título de cidadã baiana. Proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT), a homenagem se deve ao seu trabalho junto aos movimentos sociais e reforma agrária ao longo de mais de 20 anos.

Em seu discurso, o deputado Marcelino Galo falou sobre o importante trabalho executado não só por Guiomar, mas também pelo grupo ‘Geografar’. “Eu sei do seu compromisso no exercício acadêmico, de fazer com que a Universidade e a produção do conhecimento forme intelectuais com capacidade de entender e transformar a realidade”, afirmou. Galo concluiu dizendo, “obrigada professora Germani, por nos dar essa oportunidade de homenageá-la como é de direito”.

WhatsApp Image 2016-10-21 at 11.22.00

Em seguida foi apresentado um vídeo sobre o Grupo de Pesquisa GeografAR – A Geografia dos Assentamentos na Área Rural (POSGEO/UFBA/CNPq) – busca analisar o processo de (re)produção do espaço no campo baiano a partir da correlação de forças que se define pela ação política dos sujeitos sociais organizados.

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Sales da Silva falou sobre a homenageada e salientou que Guiomar está sempre rompendo fronteiras. “Uma quebra de fronteiras que chegou à Universidade e abriu esse espaço para o mundo, que expandiu a formação profissional para além das fronteiras acadêmicas”.

O meu título só existe porque vocês estão na luta junto com o grupo de pesquisa GeografAR e a UFBA. Temos um compromisso de preparar os profissionais para enfrentarem a realidade em que vivemos, principalmente em relação aos movimentos sociais e a reforma agrária. Eu fico muito feliz em ver todos vocês aqui, pois essa luta é para a toda a sociedade se envolver”, disse a homenageada.

A professora Guiomar Germani, nascida na cidade de Caçador, Santa Catarina em 7 de fevereiro de 1950, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1975), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Geografia pela Universidad de Barcelona (1993). Atualmente é professora aposentada e vinculada ao corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisdora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa ‘Geografar’.

Guiomar tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, movimentos sociais, organização do espaço, produção do espaço, barragens e questão agrária. Integra a “Rede Ciências Sociais e Barragens/Red Ciencias Sociales y Represas”, a “Red Iberoamericana de indicadores de sostenibilidad en espacios rurales”, a “Rede Interdisciplinar de Pesquisa-Ação com Comunidades Pesqueiras Tradicionais da Bahia” e, mais recentemente, a “Red de Investigadores Iberoamericano (RII).