Mande sua mensagem também nas redes sociais.

Notícias

Programa prepara servidores da Alba para a aposentadoria

postado em 30/09/2015 02:09

Com palestras e orientações, o ‘Prepare-se’ auxilia os servidores para essa nova etapa.

Nós precisamos de uma preparação para o momento em que iremos parar de trabalhar. A Assembleia é minha vida, aqui construi uma verdadeira família e tenho de pensar em ter qualidade de vida quando aposentar”, contou dona Elizete do Carmo, de 69 anos, funcionária da Assembleia Legislativa da Bahia há 42 anos, que está prestes a se aposentar e participa do programa “Prepare-se”, promovido pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos da Alba (SRH).

DSC_9420

A iniciativa de dar suporte e orientação para a aposentadoria dos servidores é antiga na Casa Legislativa, existe desde 1998, mas em 2008 na primeira gestão de presidente do deputado Marcelo Nilo, o programa realizado com a orientação da Suprev iniciou um novo ciclo, com diversas atividades para os ‘pré-aposentados’, que contam com o empenho de vários setores da Assembleia. O ‘Prepare-se’, é um programa de preparação, que está em sua 18ª edição e visa orientar os funcionários públicos do legislativo, a partir do momento em que eles encerram suas carreiras no serviço público. As inscrições para o programa foram disponibilizadas aos servidores da Alba que já deram entrada nos processos de aposentadoria, 32 no total, que devem se aposentar em até cinco anos.

É um orgulho poder auxiliar de alguma forma os servidores que tanto se dedicaram ao serviço público legislativo. Muito deles passaram mais tempo de suas vidas trabalhando, quando poderiam estar com seus familiares, portanto, é primordial valorizar esses profissionais no início de um novo ciclo”, definiu o presidente Marcelo Nilo.

Paulo Pimenta tem 60 anos e trabalha na Coordenação de Expediente da Assembleia, mas iniciou sua carreira no serviço público como motorista há 32 anos. Ele elogiou a iniciativa e garante que as ações do programa são essenciais para essa nova etapa. “É uma coisa muito bacana porque a gente fica pensando que depois de aposentado não vai fazer mais nada da vida e essas orientações nos ajudam a planejar os nossos próximos passos”, esclareceu.

DSC_9422

A programação das atividades teve início com um café da manhã no restaurante da Assembleia nesta quarta-feira (30) e segue até a próxima sexta-feira, 2 de outubro. Nesse período eles participam de diversas palestras sobre como lidar com o processo da aposentadoria. A primeira delas, realizada no Plenarinho da Assembleia na manhã desta quarta-feira, foi sobre o funcionamento da Suprev, ministrada pelo superintendente da instituição, Pedro Araújo.

Também estão previstos seminários a respeito da legislação sobre o tema, além de questões como empreendedorismo na terceira idade e como manter a qualidade de vida depois de aposentados. Entre esses eventos, a palestra “O Desafio da Aposentadoria”, que encerra o ciclo de ações do programa, é considerada pelos organizadores o ‘carro-chefe’ do programa, pois é apresentada por uma gerontóloga, profissional da área de saúde dedicado a analisar o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade.

DSC_9443

A intenção é instrumentalizá-los para que eles possam ter novos projetos de vida nessa fase de transição, pois esse vínculo emocional permanece. Eles vem receber o salário e visitam os funcionários em todos os setores da Casa, é muito gratificante”, explicou Daniela Faria, gerente do Departamento de Serviço Social da Alba (Deses).

Além de ser uma forma de valorizar o trabalho do servidor público estadual, as ações do ‘Prepare-se’ estão previstas no Estatuto do Idoso, como uma assistência ‘pós-carreira’ que deve ser oferecida aos funcionários. Para o superintendente de Recursos Humanos da Assembleia, Francisco Raposo, esse serviço é um reconhecimento pelos anos de dedicação dos servidores. “Essas pessoas dedicaram suas vidas ao serviço público e nada mais justo que elas recebam orientação e auxílio para esse novo momento de suas vidas”, definiu.

DSC_9621

No primeiro dia das palestras, a Suprev disponibilizou um ‘Balcão Previdenciário’ no Plenarinho da Alba, onde os funcionários puderam tirar dúvidas das 13 às 17h sobre aposentadoria, cálculo da provável data de aposentadoria, gratificações que são garantidas na aposentadoria, averbação de tempo, abono de permanência, descontos para os fundos previdenciários e processos. A Suprev implementou um novo formato para melhor acolher os pré-aposentados e, por meio de parcerias, prêmios serão sorteados durante o evento, brindes distribuídos e uma feira de serviços como massoterapia e cosméticos será oferecida para os participantes do ‘Prepare-se’.